top of page

Ho'oponopono


Ho'oponopono: filosofia havaiana contra a mágoa traz efeito positivo pela repetição de frases curtas

Refletir sobre nós mesmos e sobre como nossas sensações condicionam atitudes e comportamentos nem sempre requer um momento de silêncio, de atenção plena e total desligamento do mundo exterior. É possível livrar-se de “amarras” e de lembranças negativas, aquelas que tornam o dia a dia pesado e estressante, repetindo quatro simples frases: “Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato”.

A técnica é premissa da filosofia havaiana Ho’oponopono. Promete livrar quem a pratica de recordações que poluem a mente e envenenam o coração repetidas vezes, alimentando a mágoa, tais como discussões familiares ou uma situação desgastante no trabalho. Dentre os efeitos estão alma livre para emanar boas energias e a tão desejada paz interior.

Em havaiano, Ho’o quer dizer causa, e ponopono, perfeição, ou seja, a expressão pode ser traduzida como corrigir um erro ou tornar certo. Por meio dessa prática que não requer aulas nem ensinamentos, é possível limpar a própria mente, deixando-a livre de memórias que nos prendem ao passado, impedindo uma vida mais leve.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page